quinta-feira, 7 de abril de 2011

A moeda perdida

A dracma perdida
        
Lucas 15.8-10.

Versículo-chave: "Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados."
(Lc 15.10)
Uma moeda perdida pode representar uma grande preocupação para aquele que a perdeu, não é?
Imagina se estamos segurando firme uma  moeda para comprarmos algo que necessitamos tanto e de repente a perdemos (fazer esta demonstração com moedas, deixando uma se perder no chão). 
 Isso realmente nos faz parar e ir atrás dela....e quando a encontramos ...que alegria!!!!(vamos ver quem encontra a moeda que acabei de perder ).
Imagina agora se somos nós esta moeda e de repente começamos a nos distanciar Daquele que é o nosso dono, Daquele que cuida de nós ....Jesus.
Esta parábola tem como aplicação a fidelidade do Senhor, mesmo quando nos distanciamos Dele....seja qual for o motivo..
Lucas 15.8-10 nos ensina que quando uma mulher perde uma moeda, mesmo tendo dez moedas, ela varre a casa, a procura de toda maneira até a encontar e quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: "Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido". Mas este texto de Lucas também nos ensina que quando  um pecador se arrenpende há júbilo diante dos anjos de Deus. Precisamos entender que quando somos a dracma perdida, precisamos voltar para nosso Dono. Ele é fiel e se alegrará com nosso retorno.
Ele representa a lâmpada que guia nossos passos, a luz que ilumina o nosso caminho.. e se continuarmos perdidos...como veremos a luz?Como acharemos o caminho se estamos distante de Jesus?
Vejam bem, crianças...imaginem agora se nesta sala falta luz? Alguém vai ver alguma coisa ou ficará tudo escuro?
Vamos experimentar? ( podemos apagar a luz da sala por um segundo apenas para demonstrar).
Não vimos nada, não é? Assim é a vida daquele que está distante de Jesus. Tudo fica escuro, triste, e muita vezes ficamos com medo de tudo..de qualquer coisa....porque não estamos olhando para Jesus, estamos apenas olhando para o escuro..
Mas o Senhor é tão fiel que quando voltamos para Ele...seus anjos fazem festa no céu.
E como podemos voltar para Jesus quando estamos perdidos? A resposta é apenas uma: oração..precisamos pedir ao Senhor perdão pelos nossos pecados e dizer a Ele o quanto precisamos Dele conosco, o quanto queremos andar junto Dele.
E quando nos entregamos em oração para o Senhor a luz se acende...(nesta hora podemos mais uma vez apagar a luz e acender uma lanterna para melhor demonstração).
E com esta luz podemos caminhar até mesmo se estiver tudo escuro, sabia?
Muitas vezes estamos passando por problemas sérios que nos fazem crer estarmos no meio de uma escuridão enorme, problemas em casa, na escola, qualquer coisa que nos deixe muito triste pode representar um caminho escuro que estamos seguindo, mas se orarmos a Deus poderemos caminhar nesta escuridão seguindo a luz que Ele nos dá. A palavra de Deus é lâmpada para guiar nossos passos. Por isso devemos seguir o que nos diz a Bíblia, por isso devemos orar ao Senhor...porque precisamos desta lâmpada em nossos caminhos.

Vamos orar?

Senhor, pedimos perdão por nossos pecados e declaramos o quanto queremos andar junto de Ti.
Nos guie pelos caminhos que percorremos, nos dê livramento e tenha misericórdia de nós.
Precisamos de Ti, Senhor. Não queremos ficar perdidos.
Que sua palavra seja lâmpada para nossos pés e que encontremos na Bíblia respostas para nossas vidas.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário