sexta-feira, 8 de abril de 2011

Páscoa contada de uma forma divertida para as crianças

Páscoa contada de uma forma divertida.


A passagem à qual a gente normalmente se refere na comemoração da Páscoa não é a do Velho Testamento (na saída do povo do Egito) e sim a do Novo Testamento (celebração desta data pelos judeus). Pois bem, tudo começa quando chegada a época de comemoração da festa dos pães asmos (Festa que foi instituída por Deus em ordem à Moisés e  Arão em Êxodo 12), os discípulos perguntam a Jesus aonde Ele gostaria de comemorar a Páscoa (Mateus 26:17).
Acontece a direção de Jesus, a preparação e a última ceia. O que eu acho importante enfatizar não é a festa em si, mas o papel de Jesus em nossas vidas que é figurado tanto na festa lá ainda no Egito quanto depois nesta passagem de Mateus.
Então eu começaria dizendo que toda casa tem uma porta e que a casa de Deus, o paraíso, também tem uma porta.
   Que esta porta tem uma chave e que a única pessoa que tem a chave desta porta é Jesus. (seria interessante fazer uma demonstração daquilo que estaremos contando, assim podemos começar com uma chave dentro de uma embalagem para eles entenderem e fixarem que "a chave do céu pertence a Jesus", só dá para entrar no céu se Ele abrir a porta para nós.
Depois diria que Jesus teve que fazer uma coisa muito importante para conseguir esta chave.
Tudo começou assim: Deus criou um jardim lindo e criou um casal (Adão e Eva) para viverem, brincarem e tomarem conta do jardim. Disse a eles que eles poderiam comer qualquer fruta de qualquer árvore do jardim. Menos de uma. Mas Adão e Eva desobedeceram e comeram a fruta da única árvore que eles não poderiam comer (mostrar uma outra embalagem com uma maçã dentro). Por causa disso, porque eles desobedeceram, eles ficaram com o coração sujo pelo pecado (outra embalagem com desenho de um coração sujo), e tiveram que deixar o paraíso.  
Deus então trancou a porta do paraíso e não deixou mais ninguém entrar porque todos estavam com o coração sujo. E para brincar no Paraíso, o coração precisa estar limpinho.
Só que Deus não queria que o paraíso ficasse vazio, Ele queria que os homens voltassem a ficar limpos e brincassem lá.
 Mas tinha um problema: a única forma de lavar os corações das pessoas era com o sangue de alguém que nunca tinha pecado, nunca tinha desobedecido a Deus.
A única pessoa que poderia fazer isso seria Jesus, que nunca pecou, nunca desobedeceu a Deus. Então Ele se ofereceu a Deus para morrer em nosso lugar, para que a gente pudesse voltar a brincar no Paraíso.
E assim foi que Jesus morreu na cruz (outra embalagem com uma cruz dentro), por mim e por você para limpar nossos corações (desenho de coração limpo), para que a gente pudesse voltar a viver com Deus no Paraíso.
Agora é que eu acho que vem a parte mais interativa da história, que vai fazer com que eles gravem o que realmente interessa (que Jesus é a nossa "chave" para entrar no céu).
Seria legal distribuir para eles pedaços de barbante de tamanho suficiente para fazer pulseirinhas. (Lembrando que tem que caber no pulso da criança e dar nó).
 E cada voluntário ou auxiliar da aulinha seguraria um saco com miçangas (não muito pequenas, nem muito grandes), para distribuir às crianças para que elas mesmas fizessem suas pulseirinhas, nas seguintes cores: branco, preto, verde, vermelho e amarelo.
Aí chega a conclusão da história: volta-se a contar a história desta maneira:
 Deus criou um jardim lindo chamado de Paraíso (distribui-se a miçanga verde e as crianças colocam na pulseira, sem amarrar ainda) colocou o homem e a mulher para brincarem neste jardim e deu a eles um coração limpinho, sem pecado nenhum (miçanga branca). Mas eles desobedeceram a Deus e pecaram. Aí, o coração deles ficou sujo pelo pecado (miçanga preta) e eles foram expulsos do Paraíso. Deus então trancou a porta do jardim e nenhum de nós pôde mais entrar no Paraíso. Mas Jesus se ofereceu para morrer em nosso lugar e lavar nossos corações com Seu sangue (miçanga vermelha), para a gente poder ir brincar no paraíso de novo. E Ele fez isso. Ele morreu por nós na cruz. Assim, Deus deu a Ele a chave do Paraíso e então quando Jesus abre a porta para nós, nós podemos brincar no jardim de Deus com Ele (miçanga amarela representando a chave).
Aí sim os voluntários ou auxiliares do cultinho podem amarrar as pulseiras e cada criança fica com a história no próprio pulso. Eu já participei de um evento numa creche em que nós utilizamos esse recurso de fazer pulseirinha,e as crianças gostaram muito. Seria bom que a chave do início da história (dentro da embalagem fosse dourada para haver a identificação com a miçanga amarela). Eu acho que assim eles gravam a história e têm a oportunidade de recontar a história quando alguém perguntar ou até mesmo quando eles olharem as pulseirinhas.

2 comentários:

  1. Oi minha querida.
    Gosto muito do seu jeito de falar da bíblia as crianças!!Isso é um dom que o Senhor te deu!!
    Vou indicar seu blog a uma amiga que ensina na EBD.Sei que vai ajudá-la muito!!!
    Tenha um final de semana abençoado,
    Bjs.

    "Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu." Salmos 18:35

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Beth.
    Você tem sempre uma palavra que me alegra o coração!!

    ResponderExcluir